10 outubro 2013

Texto: Sáude, educação e transporte púbico( ou a falta deles) no Brasil.

Oi gente, esse post seria ontem mas não deu tempo de postar, então vamos lá. Esse texto que eu vou postar hoje foi uma redação que eu fiz pra escola, nós podíamos escolher qualquer tema e fazer um manifesto. Eu tirei 9 nesse texto, (: então vamos lá. Esse texto não será modificado por mim, ele vai ficar do jeito que escrevi, depois eu lembrei de algumas coisas mas não coloquei, então não está modificado está igual o original.


Me chamo Marjorie Silva, tenho 14 anos e estou no 9º ano, meu manifesto é sobre a falta de investimentos na saúde, educação e transporte público no Brasil.
No Brasil não se tem muitos investimentos nessas três áreas, e meu manifesto será contra essa falta de investimentos e para as pessoas que dependem disso.
A educação pública tem muitas falha entre elas as greves que sempre ocorrem e prejudicam quem quer estudar, ficar sem aula é legal, mas com essas greves os alunos se prejudicam, além disso, além disso, é comum ver pessoas que tem condições de estudar em escola particular estudar na pública e as pessoas que só podem estudar na pública acabam ficando sem vaga.
Os hospitais públicos estão quase sempre sem equipamentos e também temos que esperar quase um dia inteiro para ser atendido, isso porque os médicos não querem trabalhar em hospitais precários.
Em muitas cidades o transporte sofre problemas de urbanização, mas em Curitiba, por exemplo, tem um dos melhores sistemas de transporte público do Brasil. Em Nova York as pessoas usam transporte público para evitar o trânsito enquanto em São Paulo, tem muito trânsito e o metrô e o  ônibus estão lotados, em NY, as pessoas gastam 9,48% do salário minimo no transporte e em SP 18,6%, em NY existem 22 linhas e 468 estações e em SP existem 5 linhas e 64 estações, em NY a passagem custa 5,97 mas a reintegração ônibus-metrô ´é feita de graça, já em SP a passagem é mais barata e existe o bilhete único. Mas em outros países o salário mínimo é maior e o preço do transporte é mais barato:
Budapeste: 425,08 - 13,46%(peso do transporte)
Atenas: 786,61 - 9,20
Sydney: 2.503,62 - 5,48
Dublin: 2.005,21 - 5,47
Bruxelas: 2.044,75- 4,73

* Foram considerados os gastos em deslocamentos de ida e volta em 20 dias úteis. Salário foi feito em US$
Assim sendo, o transporte público, a saúde e a educação devem ser tratados com mais prioridade do que a copa do mundo ou a visita do papa, e um detalhe: A copa do mundo no Brasil já gastou 5 milhões a mais do que em qualquer outro pais que fez a copa. Antes de pensar na copa ou na visita do papa, devemos olhar para o pais e ver como ele está. O papa deveria ficar aqui muito mais tempo já que por causa dele arrumaram a iluminação e asfalto para quando o papa veio nos visitar.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo texto. Muito bom mesmo! bjsss
    http://www.rosanautas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor, eu to vendo com uma amiga, ela vai me emprestar o dela para colocar aqui.

      Excluir