31 outubro 2015

Resenha: Princesa, de Jean P. Sasson

 Oi gente, hoje eu vim trazer para vocês a resenha de um livro que foi um dos melhores que eu li até hoje. Essa resenha era para ter sido antes, mas acabei emprestando o livro para professora montar a prova e recebi ele ontem, e terça eu já vou trocar com uma amiga minha, ela vai ler ele e eu vou ler capitães de areia para a próxima prova.



 O livro conta a história de Sultana, uma autêntica princesa saudita que, apesar de ter sido beneficiada pelo destino ao nascer em um ambiente de fartura e riqueza, nunca se conformou em viver sob as tradições e leis religiosas que tornam praticamente insuportável a vida para as mulheres árabes. Em seu pais, a Arábia Saudita, onde ainda vigoram costumes milenares ditados pelas leis do corão, a mulher de nada vale: Seu nascimento e morte não constam de registros públicos; a vontade do homem- pai, irmão ou marido- prevalece absoluta sobre os seus direitos mais primários e ela ainda é vitima de todo tipo de violência sexual, opressão e punições impiedosas para qualquer 'desvio' de comportamento. Condenação ao apedrejamento até a morte em praça pública por 'crime sexual' ou execução no próprio ambiente doméstico são alguns exemplos. Por temer a ira dos líderes religiosos, que a condenariam à morte por tornar pública tal barbárie, a princesa Sultana não revelou seu verdadeiro nome, mas relatou sua história e a de sua família a Jean P. Sasson, uma autora americana especializada em temas relacionados ao Oriente Médio.
 Esse livro mexeu muito comigo, todos nós sabemos como são as coisas no Oriente médio, mas algumas coisas relatadas no livro são horríveis, algumas vezes eu me perguntava se aquilo era mesmo uma história real.
 O livro tem uma cronologia, um dicionário de algumas palavras de roupas e outras coisas da Arábia para a gente poder entender e tem algumas passagens do Corão e sobre o que elas falam.
 Esse livro foi um dos melhores que eu já li, conta a vida das mulheres na Arábia, como elas sofrem, e ainda tem mais dois livros, que são a continuação dele.
Um conta a história das filhas dela e o outro sobre um momento de depressão e alcoolismo na vida de Sultana.
 Ai em cima ela cita uma mulher, acho que a tia dela, que foi uma mulher que lutou para que as meninas fossem educadas nas escolas

E ai já leram?
Ficaram interessadas?

Beeeijos

2 comentários: